Sensibilidade nos dentes: Causas e Prevenção

Publicado por:  Aline O. de Almeida

Sensibilidade nos Dentes: Causas e Prevenção

A sensibilidade nos dentes provoca um incômodo quase insuportável, só quem tem sabe como é. Não é nada fácil lidar com dor.

Isso faz com que muitas pessoas parem de fazer coisas simples do dia a dia como tomar um sorvete, por exemplo.

Tudo para evitar a dor intensa causada pela sensibilidade nos dentes.

Hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre isso. O objetivo é acabar com as dúvidas sobre o que causa tanta dor e também ajudar na prevenção. Vamos lá?

O que é sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes é uma dor que pode ser causada pela perda de esmalte dos dentes e por retração gengival

Isso faz com que os nervos se irritem com mais facilidade, causando dores insuportáveis por conta da sensibilidade nos dentes.

É por isso que hábitos comuns como beber um café ou tomar um sorvete se torna tão desagradável, pois os dentes estão sensíveis ao quente e ao frio.

Às vezes, a sensibilidade dentária é tão grande que até escovar os dentes causa grande dor. Isso impacta no bem-estar de qualquer um.

O que causa sensibilidade nos dentes?

A saúde bucal deveria ser uma preocupação recorrente de todo mundo, mas algumas pessoas acham que só devem cuidar dos dentes quando sentem dor.

Isso é um erro muito grande e pode causar graves problemas para saúde. Pois sabemos que a saúde dental está ligada ao bem-estar geral.

Essa falta de cuidado com a saúde dos dentes tem como consequência infecções bucais, câncer de boca e a sensibilidade nos dentes. 

Então, preocupe-se com a sua saúde bucal. As principais causas da sensibilidade dentária são:

  • escovação muito forte
  • uso de escovas com cerdas rígidas
  • bruxismos
  • retração gengival

Há casos temporários, onde a sensibilidade é causada após procedimentos como:

  • tratamento de limpeza 
  • clareamento dental

Esses são os casos mais comuns, porém existem outros que devem ser examinados pelo dentista para indicação de um tratamento adequado. 

O tratamento deve ser iniciado logo que se sinta a sensibilidade nos dentes, porque essas dores podem causar impactos bem negativos no dia a dia. Quer ver?

Os impactos da sensibilidade nos dentes no dia a dia

A sensibilidade dentária causa impactos desagradáveis para o dia a dia de qualquer um. Imagine só uma pessoa que tem o hábito de tomar café durante o trabalho para bater um papo e repor as energias, o incômodo pode fazer com que ela interrompa esse momento bom.

O que pode gerar um impacto no relacionamento com os colegas e até mesmo na produtividade do trabalho.

O mesmo impacto desagradável pode ocorrer nas relações sociais com os amigos e familiares, pois a pessoa pode deixar de sair para se divertir porque sabe que não conseguirá comer direito ou até beber uma cerveja bem gelada com as amigas e os amigos.

O resultado é o isolamento das pessoas que se gostam, porque muitos não querem expor o problema. Por isso, logo que se sente a sensibilidade nos dentes deve-se ir ao dentista.

Como tratar a sensibilidade nos dentes

O tratamento para sensibilidade nos dentes deve ser acompanhado, pois as causas, como vimos, podem ser muitas. Por isso, após a identificação da motivo é que será possível indicar o tratamento certo.

Segundo os doutores Ian Vale e Alexandre Bramante, em artigo para Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, quando o problema é isolado o tratamento se faz dentro do consultório com aplicação de substâncias.

Aqui, na BelaClin, um dos tratamentos para sensibilidade nos dentes que usamos é a restauração de resina com o uso de bond autocondicionante, o resultado é muito bom.

Já quando a sensibilidade dental atinge vários dentes, o tratamento pode ser feito por meio de pastas de dentes especializadas no combate à sensibilidade dos dentes.

E ainda se o caso for grave, há um tratamento específico feito pelo periodontista

Dessa forma, somente o dentista poderá indicar o tratamento adequado para o seu caso, mas quanto mais rápido for buscar ajuda mais fácil e menos invasivo tende a ser o tratamento.

Depois de tratado vem uma parte importantíssima, a prevenção. Confira como:

Como se prevenir contra a sensibilidade nos dentes

Aqui vai algumas dicas para que você não volte a ter sensibilidade nos dentes.

  • use escovas com cerdas macias
  • use pasta de dente que ajuda na sensibilidade 
  • use o fio dental para evitar retração da gengiva
  • mantenha uma alimentação saudável e evite alimentos ácidos
  • se ingerir algo ácido faça um bochecho com água para impedir que o ácido prejudiquei os dentes
  • visite o dentista com regularidade para acompanhar sua saúde bucal.

Tomando essas medidas, você estará não só evitando a sensibilidade dentária como também estará mantendo uma vida de bem-estar.

Então, para finalizar destaco 2 coisas muito importantes para evitar as dores nos dentes:

  1. Hábito de escovação
  2. Hábitos alimentares

E lembre-se, se sentir qualquer dor, mesmo que seja fraca, procure o dentista imediatamente.

Na BelaClin você pode agendar sua consulta de forma fácil e rápida clicando aqui. E, se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.


Comentarios

sensibilidade nos dentes sensibilidade dentária

Nos envie uma mensagem