Publicado por: Autor Desconhecido
Obesidade, anorexia e bulimia são problemas físicos que estão diretamente ligados a psicologia e autoestima das pessoas. Os problemas psicológicos dessas doenças se enquadram em um grau de epidemia, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O doutor Drauzio Varella, em seu livro chamado “Obesidade e Nutrição”, diz que cerca de 10% dos brasileiros são obesos e que 30% estão acima do seu peso ideal, para se ter uma ideia mais concreta, são números próximos a 50 milhões de pessoas que precisam emagrecer.
A obesidade pode trazer problemas muito graves e que podem gerar doenças perigosas, como:
Até o século XX a epidemia se tratava de quantos milhões ou até bilhões de pessoas enfrentavam a desnutrição, porém nos últimos 20 anos a obesidade, anorexia e bulimia entra na discussão devido ao elevado número de pessoas que sofre com esses problemas.
Neste texto que tem duração média de 10 minutos de leitura, você vai descobrir tudo o que precisa sobre obesidade, bulimia e anorexia. Para ter uma leitura dinâmica, separamos o texto em tópicos, acompanhe:
A obesidade é uma preocupação mundial, os graves aumentos de peso podem gerar diversos problemas físicos que causam doenças sérias e muito preocupantes, além de uma dificuldade severa na locomoção.
Ela é um caso de compulsão por comida, assim, a pessoa não come por estar com fome, mas apenas pela vontade. Seu corpo ganha muito peso e conforme essa vontade é saciada o desejo aumenta ainda mais, ocasionado o estágio da obesidade que são:
O cálculo para saber em qual estágio que você está é simples. O Índice de Massa Corpórea (IMC) é o cálculo utilizado pela OMS para identificar o peso ideal para a pessoa, os dados para que você possa calcular o seu IMC são:
Para calcular o IMC você deve seguir a famosa regra de 3. Para que você entenda melhor verifique o exemplo abaixo:
O primeiro passo é multiplicar a sua altura por ela mesma, por exemplo, uma pessoa que mede 1 metro e 70 centímetros fará o seguinte cálculo:
1,70 x 1,70 = 2,89
O segundo passo é dividir o peso pelo resultado da multiplicação da altura, veja no exemplo abaixo:
70/ 2,89 = 24,22 pontos
Sendo assim os pontos dessa pessoa são de 24,22. Esse número deve ser comparado com a tabela do IMC que colocamos logo abaixo:
A tabela do IMC classifica as pessoas desde as opções de abaixo do peso, que podem ser caracterizadas em sua maioria como bulímicas, anoréxicas e até aquelas que estão na obesidade, então é muito importante que você calcule de maneira correta seu IMC para que possa saber se está em seu peso ideal ou não.
Além da obesidade é fundamental saber o que é a anorexia e quais são seus sintomas, descubra logo abaixo quais são as características de uma pessoa anoréxica e porque isso acontece, veja:
A obesidade, anorexia e bulimia são problemas cuja ascensão se deu nos tempos atuais, e a anorexia é uma das mais evidentes em pessoas que sofrem com a depressão ou uma pressão social e até mesmo uma pressão própria ao ver padrões de beleza que ela quer seguir.
A anorexia (que faz a pessoa perder peso e ficar sem comer, apenas ingerindo água e se abstendo de fazer refeições, ficando dias e dias sem comer um prato completo) é uma doença de transtorno alimentar. Esse tipo de emagrecimento é muito perigoso e causa desnutrição, anemia e outras doenças que podem ser difíceis de reverter.
Para ter um emagrecimento saudável é preciso adotar hábitos de reeducação alimentar e garantir sua saúde, além disso, não queira emagrecer por conta própria sem saber quais são os nutrientes necessários para matar sua saúde, consulte um nutricionista.
Com incidência em pessoas com a faixa etária de 13 a 20 anos de idade, estima-se que a cada 10 mulheres, 4 sofrem de anorexia. Enquanto em homens o número cai pela metade, sendo a incidência em 2 homens a cada 10.
Os sintomas em sua grande maioria são problemas mentais, trata-se de um desejo psicológico, de que a necessidade de emagrecer é a única maneira de ficar bonita (o), assim, a pessoa segue padrões de beleza preocupantes. Veja alguns sintomas da anorexia nervosa:
Os efeitos no corpo de uma pessoa anoréxica podem levá-la a morte, além de que a pressão social pode causar um afastamento, tornando assim mais difícil de que o quadro clínico dessa pessoa seja revertido.
As motivações que levam uma pessoa a se tornar anoréxica variam de acordo com a personalidade, porém como a faixa etária dos incidentes da anorexia é na adolescência, isso permite que nós possamos fazer um recorte das motivações e assim definir como podemos ajudar essas pessoas.
Os motivos mais comuns são:
A indústria da moda chama a atenção pela luxúria e vaidade, dessa forma, atrai muitos jovens para querer ter uma carreira de sucesso. Porém a forma com que esses jovens tentam chegar até o mundo da moda são perigosas, mudando a estrutura de seus corpos de forma drástica e nada saudável;
Os comentários podem ser ofensivos e nada agradáveis, gerando um incômodo muito preocupante, a prática de bullying é comum em qualquer país e deve ser combatida tanto quanto a obesidade, anorexia e bulimia.
Os motivos como você pode visualizar estão diretamente ligados a autoestima da pessoa e em seus sonhos para ter uma carreira de sucesso, enxergando apenas as maneiras que já são consolidadas e que tem padrões que podem prejudicar a saúde física da pessoa.
Por fim, em nossa explicação do que se trata a obesidade, anorexia e bulimia, está na hora de falar sobre a prática da bulimia, o que é e no que isso afeta a vida da pessoa bulímica.
A bulimia é a prática de vomitar o que se ingeriu com o intuito de emagrecer. Existe outra prática que está se tornando comum entre pessoas bulímicas que é a de tomar laxante para que não possa engordar com o que foi ingerido.
O laxante não deve ser utilizado de forma diária, pois prejudica o organismo e suas funcionalidades, desperdiçando diversos nutrientes e machucando as paredes do estômago.
A bulimia é um caso mais preocupante do que anorexia, afinal, as pessoas bulímicas não emagrecem de forma tão brusca e visível quanto as pessoas anoréxicas. Isso mascara os efeitos que podem ser tão problemáticos quanto da anorexia.
A prática da bulimia era e ainda é bem comum entre as modelos da indústria da moda, um setor que se preocupa muito com a aparência, as modelos precisam ter um nível de magreza preocupante para manter seus empregos.
A bulimia pode ser parecida com a anorexia, tanto é que a faixa etária de maior incidência é parecida, atingindo adolescentes de 14 até 21 anos. A bulimia, assim como a obesidade, é uma compulsividade.
A obesidade, anorexia e bulimia têm em comum doenças que alteram fisicamente a pessoa, além de afetar sua mentalidade. Então é possível identificar a diferença entre uma pessoa que sofre com isso.
Para que você saiba identificar uma pessoa bulímica, você deve saber quais sintomas são mais comuns, veja:
São os sintomas que podem ser visíveis, porém uma pessoa bulímica ainda pode desenvolver osteoporose, problemas cardíacos e depressão. Então se você suspeita que alguém está praticando bulimia, esteja atento a esses sintomas.
As doenças que a obesidade, anorexia e bulimia podem provocar são perigosas e podem causar danos permanentes no corpo ou mente. Veja quais são elas:
Obesidade, anorexia e bulimia já são doenças por si só, porém elas desenvolvem problemas muito piores, essas que estão ligadas a depressão, doenças cardíacas e outras coisas que podem afetar todo o seu corpo de forma definitiva, veja quais são essas 4 doenças:
Já que o aumento da ocorrência de obesidade, anorexia e bulimia ascendeu tanto quanto a internet, você acha que esses acontecimentos têm ligação?
A internet revolucionou a comunicação do mundo inteiro e possibilitou união entre pessoas do mundo todo. Porém assim como existem motivos para celebrar o mundo globalizado por conta da internet, existem problemas relacionados a bullying e outras coisas que complicam o convívio em paz de todas as pessoas.
Ao mesmo tempo que uniu pessoas do mundo todo, a liberdade de poder comentar fotos de qualquer pessoa criou um sentimento de que você pode falar qualquer coisa nos comentários e isso pode magoar muitas pessoas.
Inclusive as redes sociais trouxeram a tona os influenciadores digitais e deixou a relação de idolatria mais próxima, então a obesidade, anorexia e bulimia se tornaram mais evidentes.
A depressão tomou conta de mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a OMS, somente no Brasil estima-se haver 2 milhões de casos por ano dessa doença.
Muitas influências contribuem para isso, corpos a serem espelhados, profissões que são almejadas e difíceis de se conseguir. A frustração dessas pessoas contribuem muito para o aumento da depressão.
A obesidade, anorexia e bulimia são doenças comuns em pessoas que tem depressão, já que os fatores são parecidos.
Ou seja, a influência da internet aproximou as pessoas e criou uma globalização positiva, porém há também aproximou, em certa medida, a frustração das pessoas e provocou o aumento de doenças como obesidade, anorexia e bulimia.
Filmes, documentários e séries tentam expor o que é sentir na pele as doenças de obesidade, anorexia e bulimia. Conheça alguns filmes que expõe esses problemas da sociedade moderna, confira:
Os filmes e séries são excelentes para passar nosso tempo se divertindo e aprender muita coisa que nós ainda não sabemos. Por esse motivo, listamos abaixo filmes e séries que falam sobre obesidade, anorexia e bulimia, acompanhe:
Filmes e séries que podem mostrar o convívio de quem sofre com obesidade, anorexia e bulimia. Isso ajuda as pessoas a terem mais consciência sobre o que falam e fazem.
Para entendermos melhor como lidar com a obesidade, anorexia e bulimia, precisamos nos olhar no espelho e colocar os pontos que devemos melhorar como pessoa e depois melhorarmos nossa saúde física. A força mental é vital para sair de situações como essas.
Para superar a obesidade, anorexia e bulimia, agende já uma consulta com os nutricionistas da Belaclin, eles irão te ajudar a sair dessa situação, oferecendo uma vida saudável e completa.