Publicado por: Suporte NTIW
A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem corporal que ajuda na circulação e expulsão de substâncias e microorganismos que não são úteis ao corpo, por exemplo, a linfa. Com um procedimento leve, prazeroso e relaxante, que estimula o sistema linfático.
Será que uma massagem é tão bom para nosso organismo? Por incrível que pareça é sim. Se você não sabe o que é a drenagem linfática ou tem dúvidas sobre os benefícios que ela oferece à saúde, acompanhe este texto antes de agendar a sua terapia.
Este artigo procura esclarecer várias questões sobre a drenagem linfática para que você saiba qual é a importância dessa terapia ocupacional para o seu organismo e quais são os benefícios para saúde.
Para isso, usaremos 4 palavras técnicas, que infelizmente são inevitáveis, pois procuramos sempre facilitar a compreensão evitando termos desconhecidos, mas dessa vez não foi possível.
Então, separamos esta parte inicial do artigo para definir algumas dessas palavras. Isso irá facilitar a leitura. As definições são do dicionário online do Google com adaptação nossa, vamos lá?
Além disso, para facilitar a leitura do artigo, separamos os seguintes temas:
A drenagem linfática é feita com uma massagem leve em regiões do corpo, ou seja, nada de pressão forte, os movimentos são suaves e precisos.
O procedimento deve ser sem pressão forte, pois os linfonodos estão na segunda camada da pele, no que se chama de derme, onde se encontra o sistema linfático. Portanto, uma massagem incorreta com muita pressão pode causar lesões.
Durante o procedimento não se usa cremes, porque ele desliza e atrapalha a movimentação das linfas, no entanto, há outras técnicas de massagem que se usa cremes como, por exemplo, a massagem drenante.
Para se chegar ao resultado esperado, divide-se a região massageada em 3 partes:
A movimentação leve é feita umas 3 vezes em cada parte, isto é:
Isso é feito até que a linfa seja levada até o linfonodo.
A drenagem linfática pode ajudar bastante no controle do desconforto e no controle de inchaços, abaixo listamos 7 tipos de edemas que podem ser tratados com a drenagem linfática:
Com a apresentação desses edemas foi possível identificar alguns dos benefícios que a drenagem linfática oferece ao paciente. Agora, daremos alguns casos e os benefícios ligados à adoção da massagem linfática. Acompanhe:
O período de gravidez é o que mais causa grande mudanças fisiológicas no corpo da mulher, pois é o momento de acolher uma vida que se desenvolverá no ventre, por isso, há mudanças nos sistemas:
Ou seja, há mudanças praticamente em todo o corpo da mulher: o útero aumenta, as mamas também, a produção hormonal é alterada, a produção de urina, aumento de apetite e sede, aumento da pressão nas veias, etc.
O aumento da pressão nas veias pode causar edemas, que pode afetar cerca de 80% das gestantes, segundo dados do artigo acadêmico Efeitos da técnica de drenagem linfática manual durante o período gestacional: revisão de literatura escrito por pesquisadores da USP.
Geralmente, os edemas tendem a diminuir após o parto, mas alguns dele causam grandes desconfortos. Os tratamentos recomendados são terapias com medicamentos e sem medicamentos. É aí que entra a drenagem linfática para gestantes.
Ela é um tratamento sem medicamento que visa diminuir e controlar a formação de edemas nas grávidas. Trocando em miúdos, a drenagem linfática para grávidas diminui o inchaço e o desconforto gerado pelas mudanças fisiológicas.
A drenagem linfática pode ajudar você a reduzir os sintomas do período pré-menstrual como:
Além de ser relaxante muscular e ter efeito anestésico, o que dá uma sensação agradável e te afasta da enxaqueca e outras dores. Isso quer dizer que se você sofre com essas dores e incômodos, agora você já pode mudar essa situação para ter uma vida melhor.
Você pode ver alguns casos em que a drenagem linfática oferece bons resultados com tratamento complementar. Agora vamos listar resumidamente os benefícios da técnica:
Grávidas podem fazer drenagem linfática?
R: sim, podem desde que seja a drenagem manual.
Pode se fazer drenagem linfática pós-parto?
R: deve se esperar pelo menos três meses após o parto para realizar a terapia linfática.
A drenagem emagrece?
R: não, ela diminui as medidas, elimina o inchaço e auxilia na eliminação das linfas.
A drenagem linfática tem cobertura dos planos de saúde?
R: Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), depende. A drenagem linfática é obrigatória quando indicada para tratamento do mau funcionamento da circulação linfática, causadas por doenças ou em consequências delas. Já quando é um tratamento estético a cobertura não é obrigatória.
A drenagem linfática pode ajudar com a celulite e a gordura localizada?
R: Sim, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a drenagem mecânica pode ajudar no tratamento de celulite e da gordura localizada.
Ajuda com a TPM?
R: Sim, veja o porquê mais acima, neste artigo.
Com isso, nós pudemos apresentar um pouco mais sobre a drenagem linfática, esperamos que possa aproveitar essas informações para ter um bem-estar de vida. Por isso, marque sua consulta com a gente por aqui para aproveitar todos os benefícios da técnica fisioterapêutica.