Alimento Antioxidante: quais os Benefícios para Saúde?

Publicado por:  Leonardo Lima

Alimento Antioxidante: quais os Benefícios para Saúde?


O consumo de alimento antioxidante tem sido um tema bem importante no dia a dia de quem busca uma alimentação rica e uma vida mais saudável. Diversas pessoas incluem esses alimentos na sua reeducação alimentar, em alguns casos por indicação de amigos e conhecidos.

Mas, você sabe exatamente o que são alimentos antioxidantes e quais são os benefícios que eles podem oferecer à sua saúde?

Você já comeu algo só porque disseram que é antioxidante? Ou quando estava comendo uma couve, por exemplo, alguém se aproximou e disse:

Couve é ótima, ela tem bastante antioxidantes.

E o curioso é que muitos falam sobre isso, mas não sabem exatamente do que se trata. Por isso, neste artigo, explicaremos o que é um alimento antioxidante e quais são os benefícios que ele oferece à saúde.

Primeiro abordaremos:

  • o que são os radicais livres, pois o alimento antioxidante combate justamente a elevada produção deles. Depois:
  • exemplos de alimentos ricos em oxidantes, em seguida:
  • os benefícios deles para saúde.

Então, acompanhe este texto até o fim e fique por dentro das principais questões sobre os alimentos antioxidantes. 


O que são radicais livres?

Os radicais livres são formados por um aumento no processo fisiológico entre átomos ou moléculas e oxigênio, levando ao que se chama de estresse oxidativo.

Ou seja, o processo fisiológico de oxigenação é natural e importante para ativação de genes e na defesa durante o processo de infecção, mas o problema está no excesso.

Esse excesso causa o estresse oxidativo que atingem células e tecidos. Segundo o doutor Carlos Ferri da Universidade do Mato Grosso, a geração de radicais livres tem influência em processos de doenças cardiovasculares e neurodegenerativos.

Isso quer dizer que os radicais livres causam grandes prejuízos na saúde como um todo. E o alimento antioxidante é um combatente natural dos radicais livres.

 

O que é um alimento antioxidante?


Pode-se dizer que o alimento antioxidante é aquele que combate os radicais livres e possui ação anti-inflamatória, mantêm as células saudáveis e ajuda no combate ao envelhecimento, dando bem-estar.

Ok, então, quais são os alimentos que têm essas propriedades antioxidantes? É isso que você confere a seguir.


7 alimentos ricos em antioxidantes

Os alimentos a seguir são de uma lista selecionada pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais em um material de apoio ao profissional de saúde, chamado Desmitificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição:

  1. Abacate: essa fruta ajuda na redução dos níveis de triglicérides e colesterol. E, é claro, possui alto nível de antioxidantes (fitoesterol) que controla o estresse oxidativo.
  2. Chocolate: isso mesmo, ele, o tão amado chocolate é um alimento antioxidante, mas nesse caso, você deve dar preferência ao meio amargo e amargo, pois eles possuem menor teor calórico e menos açúcar. Porém, mesmo assim, ele deve ter o consumo reduzido.
  3. Café: a substância antioxidante dessa nossa bebida, amada por muitos, age contra doenças degenerativas e cardiovasculares. Mas deve-se ter cuidado, pois grandes quantidades de cafeína prejudicam a absorção de outros nutrientes.
  4. Açaí: essa fruta, cada vez mais consumida entre os brasileiros, tem em sua composição polifenóis com função antioxidante, mas assim como o chocolate, o açaí é um alimento bem calórico, então deve ser consumido com moderação.
  5. Vinagre de maçã: essa aqui é uma dica para saladas e marinadas, ela ajuda no combate ao estresse oxidativo.
  6. Chá verde, branco, amarelo, vermelho e preto: os ingleses fazem muito bem ao tomar chá todos os dias, pois o chá da Camelia sinensis tem ação antioxidante, é anti-inflamatório e pode ajudar no tratamento de diabetes, obesidade e câncer.
  7. Sucos detox: esse alimento antioxidante anda meio na moda, mas recomenda-se para quem está fazendo uma dieta antioxidante, acompanhada por um nutricionista. A mistura evita a ação dos radicais livres nas células e são fontes de vitaminas.

Esses são alguns dos alimentos antioxidantes disponíveis para nós, mas é importante que qualquer alteração alimentar seja feita em conjunto com um nutricionista, ok? 

Aqui na BelaClin nós temos um programa de nutrição funcional que avalia bioquimicamente cada pessoa, pois cada um é único e tem necessidades nutricionais e metabolismo diferentes dos outros. Então, venha fazer uma avaliação nutricional com a gente, clique aqui e marque uma consulta.


Benefícios do alimento antioxidante para saúde

O alimento antioxidante entrega muitos benefícios para saúde, eles ajudam no sistema que tem como função:

  • impedir ou reduzir os danos causados pelos radicais livres no estresse oxidante
  • impedir a formação de novos radicais livres
  • e reparar os danos biológicos causados.

Além disso, o baixo teor calórico do alimento, que atua como antioxidante, tem variedade de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam no controle do peso e na manutenção da saúde.

Por isso, todos podem aproveitar do alimento antioxidante, mesmo que não esteja fazendo uma dieta detox.

E, é claro, não esqueça de verificar com o nutricionista outras opções de alimento antioxidante, pois não é só de substância antioxidante que as frutas e vegetais são compostos, certo?

E agora, que tal compartilhar este com sua amiga que vive falando de alimentos antioxidante?
 


Comentarios

alimento antioxidante nutrição alimentação

Nos envie uma mensagem