4 Hábitos de Reeducação Alimentar para Diminuir o Sobrepeso

Publicado por:  Aline O. de Almeida

Reeducação alimentar para diminuir o sobrepeso é uma prática saudável e recomendada pelos médicos nutricionistas. Pois, o objetivo é melhorar a forma com que você se alimenta, balanceando seu peso de maneira saudável, sem sacrifícios que prejudiquem sua saúde.

Afinal quem não quer diminuir e alcançar os quilos ideais com responsabilidade e bem-estar alimentar?

Uma pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) relata que a população obesa no Brasil aumentou bastante, são 22,1% brasileiros obesos.

A medição padrão do sobrepeso é feita com base no índice de massa corporal (IMC) das pessoas, você sabe como se faz esse cálculo? Se não sabe, ensinaremos a você como fazer, é bem simples.

Além disso, para te ajudar a melhorar sua alimentação e a diminuição do seu sobrepeso, preparamos 12 dicas para você. Vamos lá?

Como calcular IMC para verificar se está com sobrepeso?

Então, vamos aprender como calcular seu IMC para verificar seu peso e depois partir para reeducação alimentar. Para isso, basta dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Entendeu? Veja alguns exemplos:

Digamos que Marta tem 72 quilos e mede 1,70 de altura a conta ficaria assim:

IMC = 72 ÷ 1,70² = 24,91

E nem precisa fazer essa conta na mão, né? Faça pela calculadora do celular mesmo.

Agora que temos um resultado, vamos ver se o IMC indica algum sobrepeso, usaremos a tabela de adultos do Ministério da Saúde:

  • Se o seu resultado for menor que 18,5 você precisa fazer uma reeducação alimentar também, mas para engordar com saúde, porque você está abaixo do peso ideal.
  • Se o resultado foi maior que 18,5 e menor que 25 então você está no peso ideal, pode comemorar.
  • Se seu IMC for maior que 25 e menor que 30 você está com sobrepeso, considere urgente mudar seus hábitos alimentares.
  • Se seu estilo de vida te entregou um IMC maior que 30, sinto lhe informar mais você está obesa. Você precisa seguir nossas dicas de reeducação alimentar todos os dias, vamos ver?

4 hábitos para reeducação alimentar

A reeducação alimentar te ajuda a evitar diversas doenças, por isso, preparamos 12 dicas para você, pois mais do que perder peso você precisa ter uma qualidade de vida melhor e haverá casos que talvez você até precisa engordar.

É importante esclarecer que reeducação alimentar não é dieta e sim práticas que levam a uma alimentação saudável. Veja a definição da nutricionista Ana Raquel Bucar, no Guia 100% Saúde - O Poder da Berinjela:

“A reeducação alimentar consiste num processo de mudanças favoráveis a hábitos saudáveis, sem que se perca o prazer em comer bem. Permite fazer escolhas no dia a dia, como num restaurante, festa ou bar.”

Ou seja, o objetivo de nossas dicas não é fazer você passar fome para ficar magrinha e doente. O objetivo é que você tenha uma vida mais saudável e prazerosa.

Outro alerta é que antes de mudar sua alimentação consulte uma orientação médica, pois cada pessoa tem uma necessidade nutricional. Por isso, nós da BelaClin estudamos o metabolismo dos nossos clientes para atingir o equilíbrio nutricional que cada um precisa.

Ciente disso, vamos às dicas.

1º hábito: esqueça o açúcar

A primeira coisa que você deve fazer é tirar o açúcar da sua alimentação, é claro que isso não é nada fácil, principalmente se você ama doces. Eles são realmente tentadores, mas o esforço vale a pena.

Evite beber refrigerantes e bebidas adoçadas como os sucos industrializados. Esse será um bom começo para diminuir o sobrepeso. Se quiser comer algo adocicado, dê preferências a frutas bem maduras e sucos naturais.

2º hábito: beba mais água

Começamos a reeducação alimentar cortando, agora vamos acrescentar, beba mais água, pois ela é essencial para que seu corpo seja hidratado, além disso, a água ajuda na digestão e no transporte dos nutrientes dos que comeu.

Sem contar que bebendo mais água você ajudar no funcionamento dos seus rins. Os nutricionistas recomendam o consumo de 2 litros de água por dia, mas lembre-se veja o quanto você precisa.

3º hábito: refeições saudáveis

Não estamos dando dicas de dieta e sim de reeducação alimentar, o que significar que você deve continuar fazendo suas refeições, mas agora você deve substituir as guloseimas industrializadas por opções naturais.

Então, quando for fazer uma refeição acrescente verduras e legumes. Uma dica que vários nutricionistas dão é: deixe seu prato bem colorido.

Mas antes, é preciso ver se você tem alguma restrição alimentar, então peça uma lista para sua nutricionista. Dessa forma, você não irá passar fome, mas sim reeducar sua alimentação para opções mais saudáveis.

4º hábito: reeducação emocional

A reeducação alimentar também passa pela emocional, pois muita gente tem compulsão alimentar por causa de estresse, da ansiedade, depressão e ociosidade. Isso mesmo, quando não tiver nada para fazer, pratique exercícios e pare de ficar comendo bolachas.

Nesses casos um acompanhamento psicológico pode ser necessário, a abordagem humanista que a BelaClin adota faz com que os pacientes tenham seu bem-estar em primeiro lugar, motivando-os a um maior controle emocional.

Conclusão

Se você seguir essas dicas para reeducar sua alimentação seu IMC poderá diminuir e seu sobrepeso ir embora. Então, faça um esforço, pense na sua saúde, pratique atividade física, tome seu café da manhã, seu lanche da tarde, porque afinal, você precisará de 6 refeições diárias.

Ah! não esqueça de consultar uma nutricionista para ver suas necessidades nutricionais, agende uma consulta com a gente clicando aqui, ficaremos felizes em ajudar você.


Comentarios


Nos envie uma mensagem