4 Benefícios da Prótese Dentária

Publicado por:  Aline O. de Almeida

O uso de prótese dentária, às vezes, é inevitável. Um sorriso é importante tanto para quem vê quanto para quem sorri. Afinal, conter a alegria porque os dentes estão ruins é muito desagradável.

E a perda dos dentes com o avançar dos anos, dificulta a mastigação de frutas, carnes e outros alimentos mais sólidos e com alta elasticidade.

A falta de dentes, que também ocorre por outros motivos como um acidente, por exemplo, também dificulta a fala. Sendo assim, temos três grandes motivos para usar uma prótese dentária:

  1. o sorriso
  2. a mastigação de qualquer tipo de alimento
  3. a fala.

Mas se você sabe que precisa usar uma prótese dentária, porém não conhece o que ela oferece, fique tranquilo. Nós preparamos neste artigo 6 benefícios da prótese dentária.

Por Que Usar Prótese Dentária

No artigo Impacto da perda dentária na qualidade de vida, os pesquisadores dizem que infelizmente, muitas vezes, a extração de dentes que poderiam ser recuperados são feitos por se pensar que é uma alternativa mais prática e econômica.

Com isso, temos muitas pessoas desdentadas no país, que precisam usar prótese dentária para melhorar a qualidade de vida, mas não tem condições de comprar uma ou tem receio. Por isso, destacamos a seguir 6 motivos para se usar uma prótese.

Os 4 Benefícios do Uso da Prótese Dentária

Ainda sobre a pesquisa, os dentistas dizem que a maior parte das pessoas desdentadas se sentem envergonhadas e até humilhadas diante das outras que não são.

Por isso, o uso da prótese dentária está relacionado diretamente ao convívio social de quem perdeu os dentes e os benefícios de se usar uma prótese dentária está relacionado a isso.

1º Benefício: dentes bonitos

A melhora na aparência é um fator importante na saúde psicológica do paciente. A pesquisa mencionada acima afirma que a preocupação estética é bem maior, por parte dos desdentados, do que o prejuízo na mastigação.

Bom, sendo assim, o primeiro benefício que a prótese dental oferece é o restabelecimento da beleza bucal do usuário. Com ela, os dentes estarão certos, alinhados e brancos.

Isso influência no convívio social do paciente e dá ânimo ao desdentado para sair de casa, trabalhar e fazer suas tarefas sem se sentir envergonhado.

2º Benefício: boa mastigação

Imagine só não conseguir morder uma maçã? Parece estranho, né? Mas pessoas sem dentes não conseguem mastigar uma simples fruta.

A mastigação é o começo da alimentação, a não ser que você passe a vida toda tomando sopa, você precisará morder várias vezes um alimento antes de engoli-lo. Sendo assim, esse é um gesto importantíssimo nas nossas vidas.

Então, o segundo benefício do uso da prótese dentária é a possibilidade de voltar a mastigar a sua carne de churrasco ou uma linda maçã, normalmente.

3º Benefício: fim do incômodo ao comer

Os dentes além da estética e da mastigação protege nossa gengiva, quando alguém perde os dentes, ainda mais se forem todos, a gengiva fica exposta e gera desconforto durante a mastigação.

Logo, o terceiro benefício de se usar uma prótese dental é o fim do incômodo ao comer. Porque com ela sua gengiva estará protegida dos alimentos mais duros. Como deve ser a sensação de um desdentado ao comer amendoins? Provavelmente, bem ruim.

4º Benefício: melhora na fala

Uma simples abertura entre seus dentes, por falta de um deles, na parte frontal principalmente, pode mudar a entonação prejudicando sua comunicação.

O ar produzido durante a fala sai rapidamente deixando a fala assoprada, com entonação diferente, dificultando o entendimento das pessoas.

Isso é solucionado com o uso de uma prótese dentária, ela restabelece todos os seus dentes e evita que sua fala fique assoprada, esse é o quarto benefício.

Diante desses benefícios, imagino que você não vá pensar duas vezes antes de fazer um orçamento para usar uma prótese dentária.

Adaptação com a prótese

Agora que já viu os 4 benefícios de se usar uma prótese dentária, vamos falar sobre o período de adaptação.

O tempo de adaptação, segundo as doutoras Renata Cavalcanti e Esther Bianchini, é de mais ou menos seis meses. Nesse tempo, a mastigação do usuário melhora. Mas o tempo pode ser menor, tudo depende da capacidade de adaptação de cada um.

Substituição e manutenção da prótese dental

Muitas pessoas pensam que a prótese dental removível é definitiva, só trocando quando ela quebra ou há um desconforto grande por conta do desgaste do material.

Mas, recomenda-se que a troca seja feita de cinco em cinco anos, porque o material desgasta e pode causar problemas para o usuário. Além disso, uma manutenção de tempos em tempos é importante.

Conheça a BelaClin

Recomendamos que faça sua prótese dentária em um ambiente confiável, com a higienização adequada para que sua saúde bucal seja preservada.

Aproveitamos, então, para fazer um convite, marque uma consulta na BelaClin, clicando aqui, conheça nossa clínica e veja nossos excelentes preços.

E, se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo e compartilhe essas informações com seus amigos.


Comentarios


Nos envie uma mensagem