Publicado por: Suporte NTIW
Doenças transmitidas por alimentos são pouco conhecidas, pois normalmente a alimentação está associada a benefícios ou quando se fala em doenças, pensa-se em uma má alimentação.
Mas o tratamento inadequado dos alimentos também pode gerar males causados na ingestão da comida, existem cerca de 250 tipos de DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos), segundo o Ministério da Saúde.
Por isso, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é importante para que os estabelecimentos, que comercializam alimentos, sejam fiscalizados e sigam a legislação, evitando doenças.
Então, se você quer saber um pouco mais sobre como evitar essas doenças leia este artigo até o fim e saiba:
Doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias, toxinas, vírus, parasitas, agrotóxicos e outros produtos químicos ao se consumir alimentos ou água contaminados.
Você já passou mal ao comer algo na rua? Geralmente, as pessoas não se preocupam em saber como os estabelecimentos de rua preparam as refeições. Assim, acabam passando por enjoos ou em casos mais graves pegando doenças transmitidas por alimentos.
E alguns casos podem ser bem graves como Botulismo e Cólera, falaremos sobre elas mais abaixo. Por isso, é importante estar atento aos sintomas que uma contaminação alimentar manifesta.
Os sintomas das doenças transmitidas por alimentos são bem variados, já que as causas também são, cada tipo de infecção pode apresentar os mesmos sintomas, mas é possível se atentar a alguns sinais como:
O tempo para que os sintomas das doenças transmitidas por alimentos demoram para se manifestar costuma ser entre 1 e 2 dias, mas alguns casos podem demorar um pouco mais, cerca de uma semana.
No Brasil, são notificados por ano, mais ou menos, 700 surtos de DTA por ano, segundo o VE-DTA (Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos).
Os surtos ocorrem, porque geralmente a comida contaminada é consumida por muitas pessoas de uma mesma região.
Esses surtos, além de deixar muitas pessoas doentes, também podem causar algumas mortes, principalmente em crianças que possuem o sistema imunológico mais frágil.
Veremos abaixo as doenças mais comuns em surtos de DTA, confira:
No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias, mas os surtos por vírus também ocorrem e pouquíssimos casos por substâncias químicas.
Estes são os principais causadores das doenças:
Esses causadores fragilizam e afetam o sistema imunológico da pessoa, podendo causas às duas doenças transmitidas por alimentos, de maior gravidade, veja:
Botulismo é uma doença transmitida por alimentos grave que pode levar a morte, ela causa a paralisia da musculatura respiratória. Estes são os alimentos produzidos ou conservados de maneira inadequada causam a doença:
Os sintomas dessa doença transmitida por alimentos, além dos já citados acima, são:
A doença é tão grave que pode causar algumas complicações como dificuldade para falar e problemas no sistema nervoso em geral. Por isso, seu tratamento deve ser imediato para eliminação das toxinas do corpo.
A cólera é uma doença transmitidas por alimentos contaminados por fezes e pelo consumo de água não tratada e há casos de transmissão pelos seguintes alimentos:
Seu principal sintoma é a diarreia que se dá com fezes acinzentadas, sem odor e sem sangue ou pus. Ela pode causar desidratação grave, queda da pressão arterial, insuficiência renal, coma e morte.
Por isso, o tratamento é focado na reidratação do paciente com soro e remédios para controle da diarreia.
Segundo as Nações Unidas (ONU) no continente americano, cerca de 77 milhões de pessoas são atingidas por doenças transmitidas por alimentos.
Por isso, é muito importante algumas medidas, até simples, para prevenção, veja:
Esses foram algumas das ações que devem tomar, mas para orientações mais detalhadas marque uma consulta com a nutricionista, ela dará orientações para preparo e armazenamento adequado de cada alimento, como pescados e mariscos.